Tenha cuidado com o sal
O sal é essencial em diversas funções orgânicas. No entanto, há que ter cuidado com a quantidade consumida através de alimentos processados e pré-preparados, bem como aquela que é utilizada no tempero de alimentos. O excesso de sal está relacionado com o aumento do risco
de hipertesão arterial, cancro (nomeadamente do estômago), doença cardíaca, acidente vascular cerebral, sobrecarga do funcionamento renal, celulite, obesidade e retenção de líquidos. Aconselhamos a que diminua, gradualmente, a quantidade de sal que adiciona durante a confeção dos alimentos. Prefira flor de sal em detrimento do sal industrial refinado. Apesar de mais dispendiosa, esta é rica em nutrientes. Procure deixar a carne e o peixe a marinar, em vinha-d’alhos ou com outros temperos, sem sal, antes de os confecionar. Deste modo, o sabor e, aroma dos temperos adicionados ficarão mais intensos e o resultado final será mais saboroso. Prefira, também, temperos como pimenta, ervas aromáticas, alho, cebola, sumo de limão ou outros condimentos.
Sabia que… é recomendável uma ingestão diária inferior a 2 g de sódio (Na+), o que equivale a 5g de sal por dia (cloreto de sódio = NaCl)? Uma vez que existe sódio suficiente nos alimentos para suprir as necessidades diárias, não é necessário adicioná-lo.