Azeite
O azeite é dos alimentos mais antigos da cozinha portuguesa e é das gorduras alimentares mais saudáveis. Esta qualidade deve-se essencialmente à sua riqueza em ácidos gordos monoinsaturados (ácido oleico). Devido ao seu conteúdo em polifenóis e vitamina E, apresenta propriedades antioxidantes que ajudam no combate à formação de radicais livres, retardando o envelhecimento e prevenindo as doenças degenerativas, nomeadamente os cancros da mama e do cólon. O consumo desta gordura apresenta outros benefícios para a saúde, tais como: ajuda no perfil lipídico (diminui o colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL); melhora a tensão arterial;
é anti-inflamatório e antibacteriano (sendo capaz de combater a bactéria responsável pela gastrite); influencia positivamente os valores de açúcar no sangue; tem ação analgésica; favorece a absorção de cálcio; e melhora o trânsito intestinal.
Atualmente, já é possível selecionar o tipo certo de azeite para cada prato: o azeite virgem extra que devido ao seu sabor delicado e singular, é adequado para temperar saladas ou alimentos cozinhados e para a confeção de molhos e de doces; no caso dos azeites com um sabor mais intenso, é aconselhada a sua utilização em açordas, pratos de bacalhau ou caldeiradas.